Agropecuária

endereço Endereço: Rua Professora Zanotte Bezerra, 130 – Centro

Telefones Porteirinha Telefone: 383831-1664



endereço Endereço:Avenida Artur Bernardes, 180 – Centro

Telefones Porteirinha Telefone I: 3899192-9403



endereço Endereço:Rua Pedro Caires, 336

Telefones Porteirinha Telefone I: 383831-1903



endereço Endereço: Praça São Joaquim, 231 – Centro

Telefones Porteirinha Telefone:383831-2020



endereço Endereço: Rua Gerson Martins Ribeiro, Mercado Municipal – Bloco 3

Telefones Porteirinha Telefone I: 3899113-0555



endereço Endereço: Avenida Governador Valadares, 271 Centro

Telefones Porteirinha Telefone: 383831-1660



endereço Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 20 – Centro

Telefones Porteirinha Telefone I: 383831-1491



endereço Endereço: Praça Anfrísio Coelho, 156 – Centro



A Emater-MG realizou um estudo de caracterização integrada da região da Serra Geral como produtora de queijo artesanal. O documento foi elaborado pela Emater-MG em conjunto com outras instituições. A iniciativa contribuiu para o reconhecimento oficial da produção da iguaria na região, pelo Instituto Mineiro de Agropecuária. Com isso, a expectativa é de que os produtores de queijo artesanal possam ganhar novos mercados.

O estudo foi entregue pelo presidente da Emater-MG, Glenio Martins, a prefeitura de Porteirinha e à produtora de queijo Maria do Socorro de Jesus Alves.

Para o presidente Glenio Martins a assistência técnica rural fornecida pelo governo tem tido um papel importante no desenvolvimento da agricultura familiar do Estado, pois gera mais renda e emprego pelo interior.

“Minas Gerais são muitas. Nosso desafio é ser bem-sucedido em todas as Minas. Temos o quinto PIB da agricultura familiar e há 70 anos contamos com uma empresa que está lado a lado com o produtor, que é a Emater, e que tem se tornado uma agência de desenvolvimento dele. Nossas prioridades não são necessariamente as entregas físicas. E cito aqui a caracterização do queijo da Serra Geral, o que significa que temos possibilidade de fazer os queijos dessa região ganhar outros mercados e agregar valor, gerar renda e emprego. Minas Gerais supera a crise e faz com que os mineiros não fiquem desamparados”, destacou.

A região possui 17 municípios produtores distribuídos na região Norte. São eles: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Serranópolis de Minas, Verdelândia, Montezuma e Santo Antônio do Retiro.

O estudo de caracterização integrada da região da Serra Geral como produtora de queijo artesanal identificou que, no Norte de Minas, a pecuária firmou suas bases ainda em meados do século XVII.

Segundo o documento, isso ocorreu antes da descoberta do ouro que atraiu grandes contingentes populacionais para o centro de Minas Gerais e que, por isto mesmo, forjou a especialização norte mineira como região fornecedora de gêneros alimentícios para as minas.

Com o declínio da mineração, a reorganização social e econômica coloca a pecuária em evidência novamente e o queijo artesanal ganha, desde então, lugar na sustentação econômica e social das famílias rurais mineiras.

Retirado de: http://www.emater.mg.gov.br/portal.cgi?flagweb=novosite_pagina_interna&id=22614



endereço Endereço: Avenida Major Fidêncio Cangussu, 259 – Centro



endereço Endereço: Rua Olegário Maciel, 1255

Telefones Porteirinha Telefone3899957-6784



endereço Endereço: Avenida Arthur Bernardes, 541 – Bairro: Ouro Branco

Telefones Porteirinha Telefone: 383831-1425



endereço Endereço: Avenida Arthur Bernardes – Centro

Telefones Porteirinha Telefone I: 3899210-2424



endereço Endereço: Avenida Governador Valadares, 628 – Centro

Telefones Porteirinha Telefone:383831-2300



Cadastro de Empresas

Envie gratuitamente os dados da sua empresa usando o

formulário abaixo para adicionarmos no nosso guia comercial: